sexta-feira, 29 de outubro de 2010

...Que segredo guarda Gerson Gouveia em "Passione"?

...Por Adris


Silvio de Abreu (autor da novela Passione),guarda o segredo de Gerson Gouveia (Marcello Antony) a sete chaves.

Os telespectadores ,"ligados na trama", apostam nas possibilidades mais absurdas, de pedofilia, necrofilia, zoofilia (todos ligados ao sexo - a se notar!).De outra forma, não se justificaria tanto sigilo, tanto receio e tanto apreço a tela do computador e tampouco,a reação de Diana (Carolina Dieckmann), ao acessar o computador do ,então, marido e nem a chantagem do irmão Saulo (Werner Schünemann) pouco antes de ser assassinado.

Quando iniciou-se a questão do segredo de Gerson na trama, por momentos acreditava-se que o autor passava o personagem por um filtro moral, pensando no peso de um assunto como "pedofilia" no horário nobre.

Contudo, assim como em outras obras de Abreu, temas polêmicos e de grande repercussão social são sempre levantados, afim de abrir discussões e reflexões. Essa é uma de suas marcas!

Em Passione mesmo, vimos assuntos como traição, jogos de interesse sórdidos,exploração sexual, dependência química, bigamia,desestruturação familiar e etc...de maneira que essa hipótese do filtro, caí por terra.

Todavia, circula na internet algumas informações bastante interessantes a esse respeito. Ale Rocha, por exempo,colunista de Opinião, afirma que "é nula a probabilidade de Gerson guardar um segredo que horrorize a audiência." E dessa vez, o motivo é bem outro...

De acordo com informação divulgada pela “Folha de S. Paulo,quem definiu o destino do personagem foi um acordo comercial de entre Globo e Goodyear (empresa que patrocina o personagem na novela). Rui Moreira, diretor de marketing da empresa, declarou ao jornal. “A gente tem um acordo com a Globo de que não pode ser nada negativo para a marca, que não é relacionado a crime e é algo que tem tratamento.”

A partir daí, a emissora inicia uma manobra afim de minimizar a problematica do personagem e administrar um possivel rompimento de contrato milionário de merchandising. E eu, começo a refletir sobre o futuro das telenovelas a partir do aumento da prática do "merchan".

Essa prática de marketing tem tornado-se cada vez mais comum e lucrativa às emissoras...e como em time que esta ganhando não se mexe...isso tende a aumentar o placar...

Em contrapartida, existe por parte das empresas um real interesse de fortalecimento da marca no mercado e com isso, uma preocupação em que o personagem, e a trama atrelados tenham a simpatia do público e criem a sinergia esperada convergindo no sucesso da mesma.

Ou seja, interesse das emissoras no lucro do "merchan" somado ao interesse das empresas pelo prestigio de sua marca resultaram numa equação complicada de se resolver, para a dramaturgia.

Se pensarmos do ponto de vista da telenovela enquanto "arte/dramaturgia" perceberemos que em alguns momentos esses interesses "terceiros" interferirão de maneira determinante no rumo do enredo e no desenvolvimento da trama.

Para a emissora o lucro, para empresa o marketing do produto, para o autor um abacaxi artistico, para o telespectador a decepção...

Afinal de contas, o que importa não é o segredo de Gerson , nem a bizarrice que pensariamos e sim a liberdade de criação de Silvio de Abreu ao escrever a trama. Repensar as estratégias de marketing e administrá-las de maneira à serem um "bom negócio" à todos pode determinar o futuro da telenovela.